Nunca comprou pela internet? Já comprou mas ainda tem receio de receber um tijolo ao invés do produto? Existem diversas formas para verificação da loja online.
Veja 6 dicas para evitar uma surpresa desagradável.
- Procure referências na Internet, veja o que as pessoas estão falando sobre a loja.
Sites bons para procurar referência: Google, ReclameAqui, Facebook (página da empresa).
- Verifique se a loja tem métodos confiáveis de pagamento com administradoras financeiras reconhecidas.
A vantagem de meios de pagamento com intermediadores (PagSeguro, BCash) é que você tem a possibilidade de bloquear seu pagamento caso a loja não cumpra com o que prometeu. Eles são uma segurança para o comprador que não ficará no prejuízo caso não receba o produto ou qualquer outro problema não solucionado pela empresa.
- Veja se a empresa possui selo de qualidade que garantem a idoneidade da marca, como o selo E-Bit.
Neste caso, é importante que o cliente também dê um retorno quando solicitado, para que a empresa seja avaliada, facilitando a tomada de decisão de um próximo cliente, pois ele pode ser você. Fica muito mais fácil você confiar em uma empresa quando os próprios clientes avaliam todo o processo de compra. Pense nisso quando se sentir bem atendido por uma empresa e faça sua avaliação com elogios, sugestões e críticas, pois assim como foi ajudado por um cliente, você será o próximo a ajudar os clientes que se interessarem a comprar naquela loja.
- Canais de contato, verifique a facilidade de entrar em contato com a loja.
Apesar da empresa ser uma loja virtual, telefones, chat online, e-mail, SAC e WhatsApp são formas de contato rápidas e que tiram dúvidas em relação ao seu processo de compra e também de entrega.
- Confira as condições de compra.
Navegue pelo site, procure por páginas como política de privacidade, trocas e devoluções, termos e condições. Normalmente estas páginas não estão escondidas e ficam no rodapé do site.
- Informações fiscais da empresa.
Verifique se a loja disponibiliza para seus clientes uma página que informe seu CNPJ e informações formalizadas perante ao Governo. Isso vai garantir que você possa fazer uma reclamação à órgãos especializados além de aumentar a probabilidade do seu pedido vir acompanhado de Nota Fiscal.
Tomando esses cuidados, basta aguardar o produto chegar exatamente como desejado, sem medo e sem receio. #PenseSmart.
Veja outros assuntos interessantes
O que fazer se você encontrar seu carro sem as rodas?
Roubo de rodas – Por que e como se proteger?
O que acontece com o carro se eu não fizer a troca de óleo?
Conheça o Toyota C-HR