As férias de julho estão chegando e nada melhor do que pegar a estrada com a família e os amigos. Para que sua viagem não acabe horas depois de sair de casa é muito importante que seu carro esteja com a manutenção preventiva em dia. Tão importante quanto a saúde do carro é a saúde do motorista que deve estar descansado e sempre obedecer às leis de transito e sinalizações das rodovias.
Temos algumas dicas do que deve ser verificado antes de colocar as malas no carro.
Check-list:
- Nível do óleo do motor; - Nível da água da bateria; - Partes elétricas (em geral); - Calibragem dos pneus e do estepe; - Itens obrigatórios de segurança; - Validade e Modalidade (Tipo ABC) do extintor de incêndio; - Macaco, triângulo e chave de roda; - Lâmpadas externas e internas; - Água do radiador; - Fluido de freio; - Verifique a quantidade de combustível no tanque; - Nível do recipiente de água do limpador de para-brisa; - Verificar a paleta do limpador de parabrisa.
Itens que devem ser verificados por um profissional:
A verificação dos discos, pastilhas e freio de mão é essencial para a prevenção de acidentes no dia-a-dia e ainda mais importante quando se vai pegar estradas com trechos de serra e muitas curvas.
Junto com os freios, é um item essencial para evitar acidentes. Mesmo que todos os itens de segurança do veículo estejam funcionando perfeitamente quem sofre toda a carga em momentos de risco são o freio e os pneus. Pneus muito desgastados retardam a frenagem e podem estourar a qualquer momento.
Juntamente com a troca de óleo no tempo ou quilometragem recomendados pelo fabricante, é bem importante a verificação da correia, filtros e vazamentos. Lembre-se de sempre avisar o mecânico caso ouça qualquer barulho, pois uma pane do motor sempre acaba provocando estragos maiores.
Ruídos e vazamentos podem preceder problemas graves. Lembre-se sempre de dizer ao mecânico se o câmbio está pesado ou o carro trepidando. No caso do câmbio automático, ele só pode ser verificado por um profissional realmente experiente.
Atentar-se a folgas e se o alinhamento está condizente com a direção das rodas. No caso de direções hidráulicas recomenda-se que seja verificado o nível do óleo.
Verificar o rolamento e amortecedores. Os amortecedores devem estar com a pressão correta para se ter mais controle em curvas e buracos.
Importante verificar todas as lâmpadas do veículo sejam elas de sinalização ou não. As luzes do painel também devem estar perfeitas pois são elas que vão informar e prevenir qualquer problema. *Pesquisas informam que veículos que trafegam em rodovias com os faróis acesos são 50% mais visíveis.
Por fim, lembre-se sempre de acomodar as malas de forma correta e respeite o limite de passageiros do veículo.
Boa viagem!!
Veja outros assuntos interessantes
Antifurto para rodas como fazer a melhor escolha?
O que fazer se você encontrar seu carro sem as rodas?
Parafuso antifurto funciona? Qual a vantagem em ter no seu carro?
Reposição de Chave Segredo.
Desenvolvido por Surya Marketing