Quando os automóveis são equipados com tração dianteira ou traseira existe a tendência de os pneus se desgastarem mais rapidamente. Ou seja, se a tração do carro está atrás, são esses pneus que ficarão gastos primeiros. O mesmo acontece se a tração estiver na frente.
Nesse caso, a vida útil desses componentes é reduzida e você precisa investir em um novo jogo de pneus mesmo antes do previsto. Mas existe uma forma de evitar que isso aconteça, que é fazendo o rodízio de pneus.
Além de proporcionar uma boa economia para você, essa prática ajuda a garantir a boa estabilidade e melhor dirigibilidade do veículo. Afinal, esse desgaste desigual dos pneus provoca instabilidade e desequilíbrio, deixando a condução mais complicada.
No entanto, o rodízio precisa ser feito do jeito certo para que realmente apresente a eficácia esperada, e é sobre isso que nós falaremos neste artigo. Continue lendo para saber como realizar o rodízio do jeito certo, a fim de realmente alcançar benefícios e vantagens com ele!
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Antes de realizar o rodízio de pneus é preciso que você analise alguns detalhes para que essa rotação seja benéfica. Afinal, considere que em um carro as peças e componentes atuam em conjunto, sendo assim, uma pode afetar o desempenho da outra.
Então, antes de mexer na posição dos pneus você precisa:
Os pneus e as rodas precisam ser inspecionados antes do rodízio para que você possa identificar possíveis bolhas, deformações ou amassados, o que poderia interferir nos resultados do rodízio. Isso é importante porque falhas ou defeitos como esses podem danificar um componente bom.
Os componentes da suspensão, quando não estão trabalhando corretamente, também podem danificar os pneus. Portanto, o rodízio não surtirá o efeito que você deseja. Antes dele é fundamental revisar todo o sistema de suspensão, verificando se não há peças quebradas ou gastas que precisam ser trocadas.
É importante saber que quando fazemos o rodízio de pneus é preciso seguir uma técnica em cada situação, por que o procedimento varia de acordo com o tipo de pneu e de carro. Veja só!
No caso dos pneus unidirecionais ou direcionais, eles são projetados para trabalharem somente do lado direito ou do lado esquerdo do carro. Por isso, não pode ser feita a troca de lados. Na hora do rodízio, esse tipo de pneu só pode ser trocado da frente para trás e de trás para frente, respeitando o lado em que ele já está instalado.
No caso do pneu convencional ou assimétrico ele pode ser instalado em qualquer lado do carro. Assim, não importa se está à esquerda ou à direita, porque isso não prejudica o seu desempenho ou funcionamento.
Aqui, o rodízio é feito em X, tanto para carros com tração traseira quanto dianteira. A troca é feita da seguinte forma: a roda que está na frente, do lado do motorista, deve seguir para trás, do lado do carona. A que está na frente, do lado do carona, deve seguir para trás, do lado do motorista.
Esse tipo de carro também pode passar pelo rodízio de pneus, mas é preciso ter atenção se não existe diferença de tamanhos entre os da dianteira e traseira. Se tiverem as mesmas dimensões, o rodízio pode ser feito em X, mas se houver diferença nas dimensões, a única técnica eficaz é mudar os pneus da esquerda para direita e vice-versa, mantendo os da frente e os de trás nesse local.
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Não se esqueça de que depois de fazer o rodízio de pneus é fundamental fazer o alinhamento e o balanceamento das rodas. Afinal, como há um desgaste desigual dos componentes é preciso que eles sejam equilibrados, a fim de que pequenas diferenças, mesmo que não possam ser notados a olho nu, não interfiram na dirigibilidade nem provoquem desgastes ainda maiores nas bandas de rodagem.
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