As questões ecológicas estão cada dia mais em alta, diante da necessidade de buscarmos alternativas que gerem menor impacto para o meio ambiente. O setor automobilístico é apontado como um dos grandes vilões, principalmente em função do consumo de recursos naturais e a emissão de poluentes.
Por isso, nos últimos anos foram desenvolvidas novas tecnologias, como os motores Flex, elétricos, o biodiesel, entre outros. Agora, encontramos também no mercado o pneu verde como mais uma opção para garantir a preservação do meio ambiente.
Você já ouviu falar sobre esse tipo de pneu? Sabe qual é a diferença dele para os tradicionais? Continue lendo este artigo porque responderemos essas duas perguntas, para que você conheça as características desse pneu e descubra a vantagem de optar por ele.
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Como você já deve imaginar, o termo pneu verde não está relacionado com a cor da borracha utilizada na fabricação desse item. Esse tipo de pneu recebeu essa nomenclatura por ser desenvolvido com uma tecnologia focada em questões ecológicas.
O pneu verde tem a mesma cor dos tradicionais, mas recebe esse nome por causa dos compostos utilizados em sua fabricação. O negro de fumo é um pó de cor escura obtido a partir da queima de óleos em fornos especiais, e é esse ingrediente o responsável por fortalecer a borracha dos pneus. Uma porção dessa substância é substituída por sílica (dióxido de silício).
Com essa substituição o pneu produz menos calor quando está em atrito com o solo, como consequência, ele tem uma resistência menor à rolagem, deixando o carro mais livre e, com isso, consumindo menos combustível. A energia que se transformava em calor é aproveitada pelo pneu verde para produzir movimento.
Sendo assim, um pneu verde é aquele que passa por modificações para evitar o excesso de atrito com o solo, permitindo que o carro consiga rodar mais facilmente. O motor exerce menos força para gerar movimento, então, consome menos, e assim, emite menos poluentes.
Conforme explicamos, o pneu verde tem uma redução na quantidade de negro de fumo utilizado em sua fabricação, para acrescentar a sílica. Mas essa não é a única diferença que ele apresenta em relação aos pneus tradicionais, porque trata-se de apenas uma mudança que pode ser feita para gerar menos consumo no veículo.
O pneu verde recebe essa classificação por causa da observância de vários fatores, como é o caso das zonas de deformação. Elas são trabalhadas para que o pneu não apresente tantas deformidades com o uso, a fim de minimizar sua resistência ao rolamento.
Além disso, o tipo de borracha utilizado interfere no atrito e na produção de calor. Outros aspectos como o desenho adotado e ainda a rigidez das bandas de rolagem também influenciam. Assim, a adição de sílica é somente uma das diferenças.
Em alguns casos, você encontra essas mudanças em pneus tradicionais, porque os fabricantes procuram melhorar a qualidade dos seus produtos cada vez mais, visando as questões ecológicas e a redução de custos para o consumidor final.
Para se ter certeza de que o pneu verde pode promover uma redução no consumo de combustível ele passou por testes. Consiste em uma experiência muito simples para verificar quanto o carro consegue rodar com o motor desligado, tendo instalado o pneu verde e o pneu tradicional.
O teste é chamado de coasting, que seria o carro rodando livre, apenas com o embalo. Em uma das experiências um automóvel foi equipado com os pneus verdes e acelerado até 70 km por hora em uma reta. O motor foi desligado e o carro ficou livre para rodar até parar completamente. O mesmo foi feito com os pneus tradicionais.
O resultado do teste com os pneus verdes foi de 1.435 metros até o carro parar, enquanto que com os pneus tradicionais ele rodou apenas 990 metros. Ou seja, de fato os pneus verdes conseguiram minimizar o atrito e o calor gerados, fazendo com que o carro ficasse com o seu motor mais livre.
É válido lembrar que esse tipo de pneu é recomendado apenas para terrenos pavimentados, por isso, não há uma garantia do mesmo desempenho em off-road. Também é importante saber que o custo do pneu verde é um pouco mais alto do que os tradicionais apresentam uma durabilidade menor. Assim, na hora de escolher o seu é interessante colocar na ponta do lápis.
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De toda forma, o pneu verde é uma boa alternativa para fazer economia, minimizando o consumo de combustível e ainda contribuindo para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera. Por isso, é um produto que faz parte do consumo consciente.
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