O roubo ou furto de veículos continua sendo uma preocupação entre os proprietários de carro. No entanto surgiram novas tecnologias e sistemas de segurança que ajudaram a minimizar essas ocorrências ou, pelo menos, dificultaram a ação dos criminosos.
Enquanto isso evita que o automóvel seja roubado, por outro lado, estimula a criatividade dos bandidos e, como consequência, eles têm sua atenção voltada para outros itens e acessórios, como no caso das rodas e do estepe.
Para solucionar esse problema, então, foi desenvolvida outra tecnologia: a dos parafusos e porcas antifurto. Mas você sabia que agora é possível ter um kit totalmente personalizado e único? É sobre isso que falaremos neste artigo. Continue lendo para saber mais!
Veja também: Dicas para prevenir o roubo ou furto do estepe do seu carro.
Os parafusos e porcas antifurto chegaram ao mercado como uma solução para o problema do roubo de rodas e estepes. Eles substituem as peças originais do veículo para que somente quem tem a chave segredo consiga fazer a sua remoção.
São criados com um projeto estratégico para que não seja possível encontrar um gráfico igual na mesma região. Além disso, seu material é muito resistente para que não sejam quebrados, e ainda têm um formato que impede o uso de ferramentas alternativas.
Se essa tecnologia já parece muito boa, temos agora uma novidade que foi implementada pela Ford Europa. Utilizando a impressão 3D, a montadora inovou criando porcas totalmente personalizadas e exclusivas, ou seja, que ninguém terá igual.
Os gráficos são desenvolvidos por meio de um software que elabora um projeto para, então, ser impresso em 3D, confeccionando algo único. Desse modo, em nenhum lugar do mundo será encontrada uma porca e outra chave iguais.
Para garantir toda essa exclusividade, a Ford juntamente com a EOS, uma empresa líder em soluções de prototipagem rápida, desenvolve o desenho das porcas baseado na voz do motorista. Ela é totalmente individualizada como outros recursos de identificação biométrica, como a impressão digital e a íris.
A voz do proprietário do veículo é gravada falando alguma frase como “eu dirijo um modelo Ford”. Essa gravação é enviada para um software e convertida em ondas sonoras para que seja possível compor um padrão físico.
É com base nesse padrão que se desenvolve o gráfico para criar a porca e a sua chave. Ele é transformado em um círculo, assim, o seu desenho será exclusivo. Esse projeto é enviado para uma impressora 3D que criará uma peça única, confeccionada em aço inoxidável.
No final da confecção, é feita a separação da porca e da chave. Ambas as peças recebem um polimento e já estão prontas para serem utilizadas. Como o aço inoxidável é resistente à corrosão e a ácidos, sua durabilidade é ilimitada.
Além da voz do motorista, a Ford também oferece outras opções para desenvolver o desenho das porcas exclusivas. Ele pode ser inspirado nas iniciais do nome do cliente, em temas que sejam do seu interesse, no logotipo do seu veículo ou no traçado de algum autódromo. Tudo para que haja versatilidade e atenda as exigências de cada um.
Talvez você esteja pensando que, já que não é possível utilizar uma ferramenta qualquer para remover as porcas em 3D da Ford, então, quem sabe, os criminosos possam fazer uma cópia dela. Saiba que isso também foi previsto pelos desenvolvedores, que criaram uma solução.
O design da porca 3D da Ford é composto por dentes internos com espaços desiguais. Eles se alargam no fundo, por isso, não é possível fazer moldes de cera, uma vez que, ao tentar remover esse modelo do espaço, o material será quebrado. Assim, é impossível fazer uma cópia ou clonagem da peça.
Conheça 5 vantagens da instalação do antifurto em seu veículo, clicando aqui!
Com essa novidade, a Ford tornou as porcas antifurto ainda mais seguras, já que assim é impossível encontrar qualquer outra que seja igual. E com as soluções para evitar as clonagens, com certeza o seu jogo de rodas e o seu estepe estarão totalmente protegidos!
Desenvolvido por Surya Marketing