As férias de Julho vem aí! Faça a manutenção preventiva antes de viajar!

manutencao-preventiva-smartfix-mcgard-post

As férias de julho estão chegando e nada melhor do que pegar a estrada com a família e os amigos. Para que sua viagem não acabe horas depois de sair de casa é muito importante que seu carro esteja com a manutenção preventiva em dia. Tão importante quanto a saúde do carro é a saúde do motorista que deve estar descansado e sempre obedecer às leis de transito e sinalizações das rodovias.

Temos algumas dicas do que deve ser verificado antes de colocar as malas no carro.

Check-list:

– Nível do óleo do motor;
– Nível da água da bateria;
– Partes elétricas (em geral);
– Calibragem dos pneus e do estepe;
– Itens obrigatórios de segurança;
– Validade e Modalidade (Tipo ABC) do extintor de incêndio;
– Macaco, triângulo e chave de roda;
– Lâmpadas externas e internas;
– Água do radiador;
– Fluido de freio;
– Verifique a quantidade de combustível no tanque;
– Nível do recipiente de água do limpador de para-brisa;
– Verificar a paleta do limpador de parabrisa.

Itens que devem ser verificados por um profissional:

Freios-postA verificação dos discos, pastilhas e freio de mão é essencial para a prevenção de acidentes no dia-a-dia e ainda mais importante quando se vai pegar estradas com trechos de serra e muitas curvas.

 

Pneus-postJunto com os freios, é um item essencial para evitar acidentes. Mesmo que todos os itens de segurança do veículo estejam funcionando perfeitamente quem sofre toda a carga em momentos de risco são o freio e os pneus. Pneus muito desgastados retardam a frenagem e podem estourar a qualquer momento.

 

Motor-postJuntamente com a troca de óleo no tempo ou quilometragem recomendados pelo fabricante, é bem importante a verificação da correia, filtros e vazamentos. Lembre-se de sempre avisar o mecânico caso ouça qualquer barulho, pois uma pane do motor sempre acaba provocando estragos maiores.

 

Cambio-post

Ruídos e vazamentos podem preceder problemas graves. Lembre-se sempre de dizer ao mecânico se o câmbio está pesado ou o carro trepidando. No caso do câmbio automático, ele só pode ser verificado por um profissional realmente experiente.

 

Direcao-postAtentar-se a folgas e se o alinhamento está condizente com a direção das rodas. No caso de direções hidráulicas recomenda-se que seja verificado o nível do óleo.

 

Suspensao-post

 

Verificar o rolamento e amortecedores. Os amortecedores devem estar com a pressão correta para se ter mais controle em curvas e buracos.

 

Eletrica-postImportante verificar todas as lâmpadas do veículo sejam elas de sinalização ou não. As luzes do painel também devem estar perfeitas pois são elas que vão informar e prevenir qualquer problema. *Pesquisas informam que veículos que trafegam em rodovias com os faróis acesos são 50% mais visíveis.

 

Por fim, lembre-se sempre de acomodar as malas de forma correta e respeite o limite de passageiros do veículo.

Boa viagem!!