Airbag obrigatório a partir de 2016.

airbag

Airbag obrigatório a partir de 2016

A partir de 2016 o airbag será um item obrigatório em todos os carros fabricados no Brasil. A estimativa é que com esse item, sejam salvas pelo menos 1.000 vidas por ano, segundo especialistas. Mas a pergunta é, você sabe como eles funcionam?

O controle eletrônico de velocidade identificando uma desaceleração repentina do veiculo de pelo menos 20 quilômetro por hora, envia um sinal para o sistema responsável por inflar a bolsa do airbag. Esse sistema é uma espécie de gatilho, que ao ser ativado, infla o airbag. Essa reação é tão intensa, que o airbag é inflado em 30 milésimos de segundo, a uma velocidade de incríveis 300 quilômetro por hora.

O airbag ao ser ativado, empurra as estruturas à sua frente, rompendo as costuras e encaixes colocados de maneira estratégica para não atingirem os passageiros no momento da colisão. Assim que o airbag está completamente cheio, é a hora de começar a esvaziar. Este processo é fundamental, pois o impacto do corpo do passageiro com um airbag ainda sendo inflado seria o mesmo que não ter um.

Mesmo com tudo isso o airbag ainda pode machucar, claro que ele evita as maiores lesões, mas ainda assim há relatos de queimaduras e ferimentos leves ocasionados quando o dispositivo é acionado.

O melhor a se fazer, é praticar a direção defensiva e evitar ao máximo que esse dispositivo seja necessário, dirija com segurança e respeite os limites de velocidade #PenseSmart.

Veja também:

O que fazer se você encontrar seu carro sem as rodas?

Roubo de rodas – Por que e como se proteger?

O que acontece com o carro se eu não fizer a troca de óleo?

Conheça nossos produtos:

Antifurto para Rodas

Antifurto para Estepe Interno (Porta-malas)

Antifurto para Estepe Externo (Atrás do carro)

Antifurto para Estepe de Pickup’s

Como Instalar? Veja nosso vídeo tutorial! É simples e rápido!