Não é novidade para ninguém que as ações de segurança pública não são suficientes para evitar que os crimes aconteçam. Por isso, cada um precisa fazer a sua parte e adotar medidas que ajudem a manter em sua proteção e dos seus bens.
No caso do automóvel, existem diversas medidas antifurto que ajudam a evitar que ele seja roubado. Cada uma delas apresenta a sua eficácia e, muitas vezes, podemos adotar mais de uma para aumentar a proteção do carro.
Neste artigo listamos as principais estratégias de antifurto veicular, para que você possa conhecer as opções disponíveis no mercado e escolher aquela que atende melhor as suas necessidades. Continue lendo e veja nossas dicas para cuidar do seu automóvel.
Roda de aço ou liga leve? Saiba qual pode ser a melhor opção. Clique aqui!
O parafuso antifurto tem se tornado mais cada vez mais popular em função da sua praticidade. Ele é vendido em formato de kit, sendo que um é suficiente para proteger todas as rodas do veículo evitando que elas sejam furtadas.
Para isso, basta adquirir o parafuso específico para o modelo do seu carro e substituir um parafuso de cada roda pelo antifurto. Assim, você mantém o visual e a originalidade do veículo, mas se previne contra um grande prejuízo.
Essa é uma alternativa para quem busca uma solução prática e de baixo custo, mas que apresenta uma grande eficácia para evitar que o veículo seja furtado. Essa trava funciona de uma forma muito simples, impedindo que a alavanca de câmbio seja movimentada.
Ela fica encaixada na alavanca e no freio de mão, desse modo, não é possível mudar as marchas e fazer o carro sair do lugar. A grande vantagem é que você pode instalar e desinstalar apenas utilizando uma chave, sem a necessidade de recorrer a profissionais.
Esse recurso também é bastante popular e utilizado por muita gente. As travas do volante e do pedal, assim como a de câmbio e freio, impedem que o veículo seja movimentado. Existe um modelo específico para travar apenas o volante e aquele que enrosca no pedal do freio.
Essa medida também é bastante econômica e muito simples, sendo que você pode adquirir a trava facilmente em lojas de autopeças ou pela internet. A instalação é feita quando o veículo estiver estacionado e, para destravar, basta utilizar a chave.
Fazer barulho é uma excelente opção para espantar o criminoso, por isso, os alarmes continuam sendo um dos principais recursos antifurto veicular. Atualmente eles estão bem mais acessíveis e existem diversas marcas no mercado.
Cada modelo de alarme funciona de uma forma diferente e contém recursos também distintos. Porém, esse dispositivo precisa ser instalado por um profissional, uma vez que mexe com a parte elétrica do carro e, se houver erros, pode comprometer outras funções.
Outra alternativa de dispositivo antifurto veicular são os bloqueadores, que atuam como mais uma barreira para impedir o roubo, mesmo que o criminoso consiga dar partida no veículo. Esse aparelho é instalado com o intuito cortar a corrente elétrica ou o funcionamento da bomba de combustível.
O acionamento do sistema pode ser feito de forma automática, quando as portas do carro são trancadas. Para que ele seja desligado, é instalado um pequeno interruptor em um local que somente o proprietário do carro sabe onde fica. Algumas vezes, o bloqueador é instalado junto com o alarme.
Você não precisa se preocupar se todas as tentativas anteriores tiverem falhado, porque ainda existe a opção de instalar em seu carro um localizador. Esse dispositivo permite descobrir onde o veículo está caso ele seja levado por um criminoso, assim, pode ser recuperado.
Existem localizadores vendidos de forma livre para que o proprietário do veículo saiba onde o carro está. No entanto, o ideal seria contratar uma empresa especializada para fazer o monitoramento e dar todo o suporte necessário caso ocorra algum problema.
O rastreador funciona basicamente como um localizador, porém, suas funções são um pouco mais completas. Em vez de indicar apenas onde o carro está, esse dispositivo mostra qual foi a trajetória feita por ele.
Assim, você pode ver todo o caminho que foi percorrido pelo carro, mesmo que ele não tenha sido furtado. O rastreamento é feito por tecnologia GPS e, consequentemente, o localizador já está embutido. Também é oferecido por empresas especializadas.
Veja também: Parafuso antifurto, o fim dos furtos de rodas!
Recursos não faltam para você adotar um sistema antifurto veicular e proteger o seu carro de diferentes maneiras. Conforme explicamos, muitas dessas estratégias podem ser associadas, assim, você pode se prevenir ainda mais contra os roubos e furtos.
Desenvolvido por Surya Marketing